A nossa história

A trajetória da AMA-Barreiras e Região

A reunião de famílias e profissionais em torno dos interesses das crianças e jovens diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) começou a ocorrer na região do oeste baiano em meados de 2015. 

Na cidade de Barreiras, a criação de uma página no Facebook e posteriormente grupos no Telegram e no WhatsApp passou a agregar interessados em autismo, seja por terem um filho(a) ou parente diagnosticado, seja por trabalharem com pessoas dentro do espectro. 

Como resultado, desde dezembro de 2015 foram feitas reuniões e tentativas de se fundar uma associação, o que só foi concretizado dois anos depois, no final de 2017. Mas mesmo sem existir formalmente, a Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região - AMA realizou importantes ações que procuraram dar visibilidade à causa das pessoas autistas junto ao poder público municipal e à população em geral, a exemplo dos eventos que ocorreram no mês de abril de 2016

No dia 02, familiares, amigos, profissionais e outros apoiadores da causa organizaram uma carreata para marcar na cidade o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O evento ainda contou com panfletagem na Praça das Corujas, onde nossas crianças participaram de brincadeiras e interessados receberam informações sobre o TEA. (Veja a divulgação na imprensa aquiaqui e aqui)

No dia 17, tivemos a palestra do autista Nelson Marra, que mantém no Facebook a página Autismo com Amor e um canal de vídeos no Youtube, espaços nos quais discute e divulga temas do universo autista que interessam aos pais, familiares/cuidadores e profissionais, de maneira geral, e aos próprios autistas, em particular. (Divulgação aqui e aqui)

Ainda em abril, duas representantes da AMA ocuparam a tribuna da Câmara Municipal, levando as demandas e os problemas das famílias de autistas para os vereadores da cidade. (Divulgação aqui e aqui)

Nova fase


Priorizando ações com o objetivo de formar e informar sobre o autismo, e também apoiar causas afins, a partir de maio de 2016, realizamos, estivemos presentes e/ou demos nosso apoio aos seguintes eventos:

- Palestra da psicóloga Elana Corado sobre o tema "Autismo e família" (Auditório do Fórum de Santa Rita de Cássia, 20/05/2016). 

- Roda de conversas sobre autismo na Festa Literária de Barreiras-FLIB (Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, 22/05/2016).

-  Roda de conversas "Autismo e família: expectativas e experiências", em comemoração ao Dia do Orgulho Autista (praça da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 18/06/2016).


- Apoio e presença no curso sobre autismo promovido pela empresa Intelectus AEE (Instituto Capacitar, 05, 06 e 07/08/2016).

- Roda de conversas "A paternidade de crianças especiais", em comemoração ao Dia dos Pais (praça da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 21/08/2016).

- Presença na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - "O futuro se faz com a conscientização das diferenças", organizada pela APAE (21 a 28/08/2016). 


- Presença e fala na reunião mensal de trabalho da equipe de saúde do município de Barreiras (26/08/2016).


- Presença no lançamento da 5ª edição da "Caminhada Passos que Salvam", organizada pelo Hospital do Câncer de Barretos/SP (30/08/2016).


Atendimentos na MIQUEI: o trabalho continua


Em agosto de 2016, a AMA foi acolhida pela MIQUEI - Movimento de Inclusão e Qualificação do Especial Independente, ONG que desde 2002 atua em Barrerias realizando um importante trabalho de inclusão de pessoas com deficiência. Funcionando nas dependências da ONG, e contando com sua estrutura e apoio, passamos a receber e orientar famílias, assim como profissionais e demais interessados sobre autismo.

Uma rica parceria ocorreu também no trabalho de inclusão e conscientização realizado pela instituição: a AMA passou a ser chamada a ministrar tópicos sobre autismo, a exemplo das Jornadas Pedagógicas ocorridas nos municípios de Wanderley, Cristópolis e Cotegipe (14, 15 e 22 de fevereiro de 2017, respectivamente). Foi um período de muitas trocas e discussões, que ainda permanecem na integração das duas equipes. 

Nesse período, também realizamos as (ou participamos das) seguintes ações: 

Curso de Estimulação Sensorial, com as psicólogas Elana Corado e Carla Fiaes, voluntárias da AMA, e as terapeutas ocupacionais Marília Mendes e Vivian Sodré, profissionais de Brasília (Auditório da Unidade de Serviços da FASB - Faculdade São Francisco de Barreiras, 18 e 19/02/2017). 

- Palestras e bazar beneficente em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (APAE-Barreiras, 02/04/2017).

- Mini-curso das psicólogas Carla Fiaes e Elana Corado no Congresso de Iniciação Científica da FASB - Faculdade São Francisco de Barreiras: "Autismo: definição, cotidiano e prática clínica" (12/05/2017). 

- Participação no curso de extensão "Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA", promovido pelo IFBA-Barreiras (abril e maio de 2017).

- Participação da psicopedagoga Maureen Coité e da psicóloga Carla Fiaes, voluntárias da AMA, na mesa de abertura do Encontro Pedagógico do IFBA-Barreiras, com o tema "A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas: foco no Transtorno do Espectro Autista" (02/05/2017).

- Palestra para a equipe do CEPROESTE - Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências do Oeste da Bahia (16/08/2017). 

- Reuniões com representantes do poder legislativo, da Secretaria de Saúde, do CEPROESTE e da Atenção Básica à Saúde de Barreiras, afim de apresentar o trabalho da AMA e as demandas das pessoas autistas e suas famílias  (18/09 e 09/10/2017).

A fundação da AMA Barreiras e Região!

Esse acolhimento por parte da MIQUEI possibilitou nosso amadurecimento e nos preparou para um importante passo: a fundação! No dia 24 de novembro de 2017, finalmente realizamos nossa assembleia de fundação e eleição da primeira diretoria. Foi um momento de muita alegria para tod@s os envolvidos no trabalho da AMA. Mais ainda porque, antes disso, no dia 1º de novembro, nos instalamos na nossa sede provisória: a nossa "casinha amarela", graças ao trabalho da equipe e ao apoio de muitos amigos do autismo que acreditam e confiam no que estamos fazendo. A todos vocês, o nosso muito obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário